FROM CODER TO LEADER #2 | (PT) Ricardo Castelhano: Humildade e comer Brócolis!

Olá a todos, bem-vindos de volta! Hoje, finalmente consegui sentar com o ⁠Ricardo Castelhano⁠, atualmente Senior Engineering Manager da ⁠Sky Portugal⁠, um cara que ando tentando marcar há séculos. Sempre tivemos esses planos grandiosos de nos encontrar, fosse para debater, tomar um café ou simplesmente filosofar sobre a vida, mas a vida, como sempre, teve outros planos. Desta vez, os astros se alinharam, e estou super feliz que tenha acontecido agora.

Um “kindred spirit” também interessado pelo lado humano da tecnologia

O Ricardo não é apenas mais um técnico; ele tem um entendimento profundo de comportamento humano, psicologia e neurociência! Basicamente, o tipo de pessoa que você quer no seu time de perguntas e respostas quando o tema é ‘cérebros e algoritmos’. Ele trilhou o caminho de ser um programador a liderar equipes, e acreditem, a jornada não foi só mar de rosas. Já se perguntou o que acontece quando você mistura lógica de programação com a imprevisibilidade das emoções humanas? Digamos que é como tentar rodar código em uma torradeira.

Saber também admitir que mesmo sendo líder, não se sabe tudo!

Mas chega de spoilers! Eu e o Ricardo mergulhamos no que realmente é preciso para ser um líder: Não se trata só de saber as respostas, e às vezes, é sobre admitir que não sabe. Também falamos sobre os paralelos entre liderar uma equipe e, bem, ser pai. Spoiler: ambos envolvem muitos ‘momentos de brócolis’.

Ficou curioso? Vamos dizer que você vai querer ficar por aqui para ouvir como a transição de programador solitário para líder de equipe é meio como passar de solteirão para uma família de três, ou quatro. Interessado? Pegue seu café e vamos nessa!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top